Santo Antônio do Pinhal: encantadora por natureza.
A casa da FLIMA é uma cidade que se define como “encantadora por natureza”, fica a 2 horas de carro de São Paulo, tem ampla rede hoteleira e variada oferta gastronômica, com opções para todos os bolsos, e muitos programas interessantes a fazer. Com 7 mil habitantes, a maioria na área rural, Santo Antônio do Pinhal vive do turismo e da agricultura. Considerado o município mais preservado da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio tem sido cada vez mais procurada por quem busca tranquilidade e discretas doses de sofisticação.

Localização privilegiada
Muita gente conhece Santo Antônio do Pinhal, literalmente, de passagem, a caminho de Campos do Jordão ou do sul de Minas. Com uma localização privilegiada e acesso fácil, a cidade-sede da FLIMA está a 170 km de São Paulo e a 320 km do Rio de Janeiro. De carro, o paulistano leva 2 horas e o carioca, 3 horas e meia.
Em 15 minutos, chega-se o portal de Campos do Jordão. No Vale do Paraíba, Taubaté e Pindamonhangaba ficam a meia hora e até São José dos Campos gasta-se uma hora.

Como chegar
De carro, é simples e as estradas estão entre as melhores do Brasil. É só colocar no Waze e curtir a paisagem.
De ônibus, a partir de São Paulo, o único jeito de descer no Centro de Santo Antônio do Pinhal é pegar os poucos ônibus da viação Pássaro Marron com destino a Paraisópolis ou Brasópolis: eles partem do Tietê e a viagem leva 2 horas e meia. Para a vizinha Campos do Jordão, há mais opções de horário: a viagem dura 3 horas e dá para chegar em Santo Antônio de ônibus (7 reais) ou táxi (50 reais). Uma outra opção é fazer o curto trajeto São Paulo-Taubaté de ônibus (1h40) e pegar um Uber para subir a serra (70-80 reais). Importante: venha com o bilhete de volta não apenas comprado como trocado na rodoviária de origem. Em Santo Antônio, não é possível comprar passagens e o bilhete eletrônico não garante embarque. Mais informações no site da Pássaro Marron.

Onde se hospedar
Há muitas (e boas) opções de hospedagem na cidade. Santo Antônio tem mais de 70 pousadas. Algumas das mais especiais ficam longe do Centro, onde acontece a FLIMA. Nada que 5 ou 10 minutos de carro não resolvam. Como não há transporte público, quem vem de ônibus deve optar, preferencialmente, por pousadas próximas ao Centro.

Conheça a seguir as pousadas parceiras da FLIMA 2019: ao escolher uma delas, além de desfrutar do melhor da Mantiqueira, você também fortalece o evento.

Champagny

Fonte das Hortênsias

Grilo

Highland

Il Villagio

La Villa del Valle

Le Lieu

Lua e Sol

Orgânyca

Quatro Estações

Recanto das Águas

Santo Antônio

Três Lagos

Vila Campestre