Voltar para Todos os Eventos

MESA 06 - REALIDADES E IRREALIDADES: OUTRAS DIMENSÕES DA PROSA CONTEMPORÂNEA

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Santo Antônio do Pinhal - SP (mapa)

Veronica Stigger
Lourenço Mutarelli
Juan Quintero Herrera
(Colômbia)
Mediação: Mariana Filgueiras

Pensar em dimensões da prosa contemporânea é correr o risco, próprio das antologias, de fazer recortes simplistas e não mirar a diversidade de poéticas, temáticas e estratégias narrativas de escritores que surgem a cada dia em edições independentes, na autopublicação, física ou digital, e no universo quase inescrutável das publicações virtuais. 
O que une os autores convidados para esta mesa é sua não filiação imediata ao realismo. Embora muito diversas, suas narrativas se tangenciam, fazendo da contemporaneidade uma dimensão fantástica (trágica, em alguns livros; bizarra, em outros) que se apresenta como farsa e já não causa mais estranhamento. O que aparentemente causa um riso que adjetiva o Real ao mesmo tempo se afirma como peculiaridade de cada um dos autores. 
O que há tempos chamávamos grotesco – e a literatura denunciou por séculos como um mundo de alienados regidos pelo próprio exagero da realidade –, a prosa contemporânea desmascara e reescreve as “leis desconhecidas” que regem o lado mais humano dos seres: o vazio, o desejo e o medo.

Evento Anterior: 15 de setembro
AFINAL, O QUE FAZ UM EDITOR DE LIVROS?
Evento Posterior: 15 de setembro
OFICINA DE STENCIL HORTELÃO