Voltar para Todos os Eventos

MESA 05 - LITERATURA E JORNALISMO: REALISMO E REALIDADE EM EÇA DE QUEIROZ E GRACILIANO RAMOS

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Santo Antônio do Pinhal - SP (mapa) (mapa)

Elza Miné conversa com Thiago Mio Salla

O jornalismo e a literatura trabalham a linguagem de maneira muito distinta. Ainda assim, não é incomum que jornalistas escrevam obras literárias e escritores se dediquem também ao jornalismo. 
Raros, porém, são os jornalistas-ficcionistas que possuem voz própria nos dois registros, como é o caso de Eça de Queiroz e Graciliano Ramos, autores que estão entre os mais importantes da literatura escrita em português. 
Separados por um oceano e um século, Eça e Graciliano são dois mestres do realismo literário que exerceram o jornalismo por muitos anos. E que souberam lidar com os limites, por vezes tênues, entre realismo e realidade. 
Como esses dois aspectos se articulam na obra de Eça e Graciliano? Quais são as semelhanças e as diferenças entre as suas abordagens? É possível estabelecer ligações entre os romances Os Maias (1888) e Vidas Secas (1938), que, este ano, completa 80 anos? 
Para responder a essas questões – e levantar outras –, convidamos os professores Elza Miné, estudiosa de Eça de Queiroz, e Thiago Mio Salla, que se dedica a Graciliano Ramos.

Evento Anterior: 15 de setembro
MANHÃ DE HISTÓRIAS COM PIRACAIA NA LEITURA!
Evento Posterior: 15 de setembro
OFICINA LIVRETO MANUFATOR