Voltar para Todos os Eventos

MESA 09 - LITERATURA E CINEMA: DIÁLOGOS NARRATIVOS

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Santo Antônio do Pinhal - SP (mapa)

Carol Rodrigues
Paulo Lins
Ronaldo Bressane

Mediação: Roberto Guimarães

Uma das características marcantes da literatura contemporânea é a sua familiaridade com o tempo/ espaço da narrativa cinematográfica. Romances e filmes se alimentam continuamente uns dos outros. E adaptações de textos literários são tão antigas quanto o próprio cinema. 
São gerações com o olhar formado a partir do cinema. O leitor também se adaptou ao ritmo imposto por uma nova regência, tributária da edição audiovisual, que exige do autor outras soluções narrativas. 
Para os autores que escrevem literatura e roteiro, talvez a principal questão que se coloque seja a do controle sobre a própria narrativa. Literatura e cinema são primos próximos, mas não há nada mais distante que o trabalho solitário e minucioso do escritor (que possui total controle sobre o seu universo ficcional) e a criação coletiva do cinema. 
Embora uma narrativa audiovisual, ao menos em tese, tenha como ponto de partida um roteiro que também faz uso de palavras, ela só se materializa com o esforço de dezenas ou centenas de pessoas que atuam sob a regência de um metteur en scène, feliz termo francês que diz muito sobre o ofício do verdadeiro autor do cinema, aquele que é responsável pela construção das cenas. 
Foi para refletir sobre autoria que convidamos três escritores de diferentes gerações que transitam entre a literatura e o cinema.

Evento Anterior: 15 de setembro
REVOLTA? REVOLTA!