Voltar para Todos os Eventos

MESA 08 - AD AUGUSTUM PER AUGUSTO

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Santo Antônio do Pinhal - SP (mapa)

Flávio Vignoli
Frederico Barbosa
Daniel Scandurra

Mediação: Vanderley Mendonça 

“Ad Augusta Per Angusta” é o termo latino para “buscar o sublime por veredas estreitas”. Encontrar um grande poeta, e viver no mesmo tempo que ele, é tarefa rara. Encontrar um poeta capaz de moldar com rigor a linguagem em experiências que deem conta da variedade das linguagens para traduzir o seu tempo – e acrescentar valores novos à palavra, tornando-a matéria e não só som e sentido – não é possível sem percorrer caminhos estreitos. 
Falar sobre poesia é, em si, uma tarefa difícil. Falar de Augusto de Campos é ainda mais complexo, pois apenas conhecer poesia (versificação, metrificação, ritmo e rima) não basta. Até mesmo porque não é só de novos meios ou suportes que a poesia concreta se vale, particularmente a poesia de Augusto de Campos. 
É preciso participar da experiência poética, viver o poema, ter a experiência de se deslocar, como leitor, da sintaxe tradicional para outra sintaxe: poética-visual. Ao transitar por seus poemas, é possível revitalizar os sentidos, ver e rever “os sentidos sentidos”, OUVER. 
Flávio Vignoli, editor, professor e tipógrafo; Frederico Barbosa, poeta e professor; Daniel Scandurra, músico, artista e poeta visual; e Vanderley Mendonça, tradutor, poeta e editor de Augusto de Campos, falarão de suas filiações à tradição de reinvenção de linguagem, alimentada a partir da convivência com o homenageado da FLIMA 2018 e a sua obra.

Evento Anterior: 15 de setembro
ACADEMIA JOVEM DE LETRAS DE CAMPOS DO JORDÃO
Evento Posterior: 15 de setembro
PROJETO GRÁFICO E A CRIAÇÃO VISUAL DO LIVRO