Voltar para Todos os Eventos

MESA 04 - ROMANCE DE FORMAÇÃO E A FORMAÇÃO DO ROMANCISTA

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Santo Antônio do Pinhal - SP (mapa)

Milton Hatoum conversa com Manuel da Costa Pinto

Se as bibliotecas classificassem seus títulos por gênero, na prateleira do romance de formação estariam obras tão diversas quanto influentes como O Vermelho e o Negro (1830), de Stendhal, A Educação Sentimental (1869), de Gustave Flaubert, Retrato do Artista Quando Jovem (1916), de James Joyce, Perto do Coração Selvagem (1943), de Clarice Lispector, O Apanhador no Campo de Centeio (1951), de J. D. Salinger, e O Encontro Marcado (1956), de Fernando Sabino. 
É a essa tradição que se filia A Noite da Espera (2017), de Milton Hatoum, em que as descobertas do jovem protagonista se (con)fundem com a revelação das sombras de um Brasil que vê seu futuro ser roubado pela violência real e simbólica da ditadura militar. 
Embora drama familiar e contexto histórico sejam fios sempre presentes no fino tecido que compõe a obra romanesca de Hatoum, é no primeiro volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio que essa estratégia narrativa se faz mais evidente. 
Convidamos o jornalista Manuel da Costa Pinto para conversar com um de nossos principais escritores para descobrir em que medida o ficcionista se (trans)formou com a densa viagem que o reconduziu aos anos de sua formação como homem e autor.

Evento Posterior: 15 de setembro
BANCO DE SEMENTES