Voltar para Todos os Eventos

MESA 02 - LIVRO DIGITAL, AUTOPUBLICAÇÃO E A NOVA RELAÇÃO AUTOR-EDITOR

  • Auditório do Centro Educacional Integrado Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, 1 Sanro Antônio do Pinhal - SP (mapa)

Felipe Sali
Camila Cabete 
Felipe Brandão

Quando a internet surgiu, muitos a saudaram como uma verdadeira revolução pois, entre outras coisas, possibilitaria eliminar intermediários, aproximando produtores e consumidores. No caso da literatura, ao distribuir sua obra diretamente ao leitor, o autor poderia assumir o comando da própria carreira e prescindir de uma editora.
Foi esse canto da sereia que motivou o surgimento das plataformas de autopublicação. Mas como será que essa nova realidade, que transforma o autor também em produtor, como sugeriu Walter Benjamin em 1934, interfere na dinâmica entre escritor e editor?
Essa reflexão é o ponto de partida de um debate que coloca lado a lado Felipe Sali, autor que se tornou um fenômeno da plataforma de autopublicação Wattpad, com mais de 1 milhão de leitores, e depois publicou seu Mais Leve Que o Ar (2016) por uma editora “convencional”; Camila Cabete, uma das pioneiras do livro digital no Brasil; e Felipe Brandão, editor de livros “para jovens” que possui grande experiência em marketing digital.