FLIMA

 

A FLIMA (Festa Literária Internacional da Mantiqueira) é uma iniciativa cultural independente que, desde maio de 2018, desenvolve atividades de difusão da literatura, promoção do livro e formação de leitores na região da serra da Mantiqueira.

A festa literária – cuja terceira edição será realizada de 20 a 23 de agosto de 2020 – acontece em Santo Antônio do Pinhal, um dos sete municípios paulistas que fazem parte da APA da Mantiqueira – Área de Proteção Ambiental.

Tendo como inspiração sua natureza ainda preservada, que emociona e convida à reflexão, a FLIMA foi concebida para celebrar a literatura viva.

Um de nossos diferenciais é levar o meio ambiente para o centro do debate – temos um eixo temático com atividades que combinam literatura, arte e educação ambiental, a FLIMAmbiental.

Literatura viva é também homenagear um autor vivo.

Em 2019, com curadoria do idealizador do projeto, Roberto Guimarães, o homenageado foi o mineiro Luiz Vilela. Na FLIMA 2018, que contou com curadoria do editor Vanderley Mendonça, homenageamos o poeta Augusto de Campos.

Literatura viva é, acima de tudo, lançar um olhar mais inclusivo e democrático para o fazer literário contemporâneo.

O principal objetivo da FLIMA é contribuir para que a literatura passe a ser percebida como uma forma de expressão viva e vibrante e, aos poucos, deixe de ser vista como uma arte elitizada e inatingível.

Para isso, é preciso tirar a literatura do pedestal e aproximá-la das pessoas, sem abrir mão da qualidade (e da diversidade) da programação.

Mais que um conceito, literatura viva é uma tomada de posição.

Em tempos de incertezas e polarização política, globalmente, promover a literatura e a o debate de ideias é a nossa arma para contribuir, ainda que modestamente, para mitigar a intolerância que ameaça o futuro das novas gerações.

Ao contrário da quase totalidade dos projetos culturais no Brasil, as duas primeiras edições da FLIMA foram realizadas sem leis de incentivo ou patrocínio de empresas. Foi a força do coletivo que tornou possível a FLIMA 2018 e a FLIMA 2019 – o que inclui o trabalho voluntário de dezenas de pessoas.

Os recursos financeiros para pagar pessoas, serviços e outras despesas de produção foram obtidos com a venda de produtos, ingressos para a Programação Auditório e o apoio de pequenos negócios e pessoas de carne e osso que defendem a causa da literatura e/ou da Mantiqueira.

Nas duas edições, recorremos a campanhas pontuais de financiamento coletivo no Catarse. Mais de 350 pessoas contribuíram para a realização dos eventos – em 2019, arrecadamos cerca de R$ 20 mil.

Em breve, lançaremos nosso programa de amigos e patronos com o objetivo de angariar recursos para as atividades regulares da FLIMA.

Caso você ou a sua empresa tenha interesse em contribuir financeiramente com o projeto, envie uma mensagem para roberto_guimaraes@flima.net.br

E vamos juntos semear transformação!